terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Sem internet

Quero me desculpar pela falta de postagens nos últimos dias. Ocorre que primeiro viajei de férias com minha família, para a África do Sul. Passamos por Johannesburgo e a Cidade do Cabo (Cape Town) e no retorno ao Zimbabwe visitamos Victoria Falls. Depois que chegamos em casa, no final de semana antes do Natal, tivemos o problema com a Internet, que só poderá ser restabelecido após os feriados.
Aproveitando que meu pai me empresta o seu tablet, quero desejar a todos um feliz ano de 2014. O ano em que vamos nos reencontrar. Voltarei a postar assim que estiver resolvido o problema na internet. Um abraço.

Meus irmãos Wendell, Beryl, Chantelle e Russell, na Cidade do Cabo (Cape Town)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um ano no Zimbabwe! "Felipe Balotin Pinto"

Amanhã será a escolha dos países do Distrito 4640 e como eu estou aqui no Zimbabwe, vou tentar fazer de tudo pra vocês olharem com um pouco mais de carinho para aquelas duas vagas. Eu faço parte do novo modelo de intercâmbio do Distrito 9210. Eles haviam parado com o programa por 5 anos. Meu chairman do D. 9210 é Robin Bottomley e ele faz de tudo para que a gente conheça o máximo do sul da África.

Zimbabwe é um país bom e lindo. As pessoas são muito amigáveis e te tratam muito bem. Sim, a gente pode comer com a mão, ficar sem luz durante um bom tempo, tomar banho de balde quando falta água, mas isso é cultura, é algo novo, uma experiência que você poderia nunca em sua vida.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Primeiros dias no St. George's College

Ontem (03) foi meu primeiro dia no St. George's College. As aulas começaram segunda (02) e vão terminar amanhã (05). Não sei porque tem só quatro dias e daí acabam, retornando em janeiro.
Sala de estudos
A escola é muito grande e o sistema é bem diferente do brasileiro. Eu tenho que estar 7h30 no colégio, onde todos os alunos (Juniors e Seniors) ficam em uma sala, até que uma coordenadora vem e fica numa mesa, por onde os alunos passam para ela registrar as presenças. 7h40 as aulas começam.
Aqui você escolhe três matérias. Por exemplo, eu escolhi matemática, física e inglês.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Apresentações

Sábado fiz duas palestras em um treinamento para in bounds e out bounds do Distrito 9210, falando sobre o Brasil, Paraná, Marechal Cândido Rondon, costumes, família, cultura, etc.

Entrega da flamula
E hoje (02) fiz a minha palestra para o meu Host Club, Rotary Club of Hunyani, e também a entrega da flamula do Rotary Club Marechal Cândido Rondon. Nas apresentações o que mais chamava atenção era o futebol, samba, o tamanho da minha cidade, o chimarrão, o churrasco e principalmente a Festa Nacional do Boi no Rolete.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bulawayo

Há poucos dias estive em Bulawayo. Ela é a segunda cidade pais populosa do Zimbabwe. Foi fundada pelos britânicos em 1893. Sua área é de 479 km² e tem cerca de 1.000.000 de habitantes.
Presidente Jean Whiley e GD Stella Dongo
Fui acompanhando a companheira do Rotary Club of Harare West, Lee-Ann Shearing, em um evento do Rotary Club of Bulawayo South, com a presença da atual governadora do Distrito 9210, Stella Dongo. Ela é a primeira mulher a pegar a governadoria do Distrito 9210.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sadza

Sadza é uma farinha de milho com água (farinha de milho cozida), é comida típica no Zimbabwe, tem em todos os restaurantes e todo mundo come. É o sadza que a gente come com a mão e quando tem sadza no prato não tem talher!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Rhodes Matopos National Park

Estive sábado (16) no Parque Nacional Matobo, uma área de granito e vales arborizados, que fica a 35 quilômetros ao sul de Bulawayo, no sul do Zimbabwe. As colinas foram formadas a mais de 2 bilhões de anos atrás. Mzilikazi, fundador da nação Ndebele, deu o nome à área, que significa 'carecas'.
Memorial aos britânicos que morreram na batalha com nativos durante a colonização do Zimbabwe

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estacionamento

O trânsito pode não ser rigoroso, mas já o estacionamento, esse sim é rigoroso. No centro, você tem que pagar pelo tempo que o seu veículo ficará estacionado. E quando tem aquelas placas que você só pode ficar 5min, 10min, vem de bônus um guardinha junto à placa, que marca a placa do carro e o horário que ele estacionou e se ficar mais do que o tempo permitido: multa.


Já nos bairros, pode tudo!



segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Mazvikadei

Segunda-feira o rotariano Chris Molam me convidou para passar o fim de semana com ele em sua casa no Lago Masvikadei. Na sexta-feira uma rotariana veio me buscar e fomos para uma cidade que fica a 119km de Harare.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           O lago fica 11km da cidade, bem retirado. Quando chegamos, Chris e sua esposa estavam nos esperando em sua casa, que fica às margens do lago. Pra quem mora em Rondon, é tipo o Náutico de Porto Mendes.                                  

domingo, 10 de novembro de 2013

Confirmação

Hoje participei de uma confirmação. Foi no pátio da Igreja Católica e tinha uns 30 confirmandos. Pra mim tudo na Igreja é diferente. Pra começar eu sou Luterano e a Igreja que frequento é Católica e depois tudo segue dentro da cultura Shona, inclusive a celebração da missa.












Um por um dos confirmandos, acompanhado do pai ou da mãe, vai até o altar e recebe a benção do Padre.










Depois da confirmação, teve um almoço no pátio.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Interact Club

Terça-feira (05) o Interact Club completou 51 anos de existência e ontem eu acompanhei o ex-governador do Distrito 9210 em uma palestra para o Interact Club Dzivarasekwa High School. 
Os Interact’s Clubs aqui são por escolas, através de uma aliança entre o Rotary padrinho e a escola. As reuniões são realizadas nas próprias escolas e só participam os alunos desta escola. A reunião tem a “mesa” formada pelo presidente, vice-presidente e a secretária. O conselheiro não é rotariano e sim um funcionário da escola. O Rotary tem a pessoa responsável pelo Interact, mas não é o conselheiro como acontece no Brasil. Quem ministra a reunião é o conselheiro e não o presidente.
No vídeo abaixo, incentivei os interactianos a falar "Parabéns Interact Club" em Português. Assista e veja o resultado.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Língua Shona

Shona ou Chona ou ChiShona é a língua nativa do Zimbabwe. A língua shona é dominante no Zimbabwe e é ensinada nas escolas, embora não seja uma língua oficial (inglês britânico).

Esta língua pertence à família das línguas bantas e é falada por cerca de 7.000.000 de pessoas.

Eu tenho aulas de Shona com a minha irmã Chantell, quando ela me ensina Shona e eu ensino português para ela.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Comidas


Batata, frango, arroz, frango, ovo, frango, porco, frango, sadza, frango, mapone worm, frango, porridge, frango, feijão, frango, noodles, frango, matembo, frango... essas são as comidas do meu dia.

Antes das refeições eles têm o costume de lavar a mão na mesa.
Mapone Worm
De tudo um pouco

Sadza e frango


Porridge

Arroz e frango

Mazoe (suco de laranja)

domingo, 3 de novembro de 2013

St. George’s College

Eu vou começar a estudar em dezembro no St. George’s College. É uma escola católica, particular e só de meninos. É considerada uma das melhores escolas secundárias da África.


A escola foi fundada em 1896 por um jesuíta na cidade de Bulawayo (2ª maior cidade do Zimbabwe), com o nome Bulawayo Boys' School. Em 1898, transformou-se na St. George's Boys' Public School. A escola passou a ser particular em 1902. Em 1926 um terreno foi doado aos jesuítas na cidade de Salisbury (agora Harare), e então a sede da escola se deslocou para a capital. A escola admitiu seu primeiro aluno negro apenas em 1963. Alguns anos antes de 1980, que antecederam a independência do Zimbabwe, as escolas públicas do país foram segregadas, mas na St. George’s como era a única escola particular, foi permitido o ingresso limitado de negros, tornando-se multirracial.

sábado, 2 de novembro de 2013

Rotary Centre

O Rotary Centre (Casa da Amizade) é onde acontecem as reuniões de todos os Rotary´s Clubs de Harare, mas apenas dos Rotary´s. Rotaract e Interact se reúnem em outros locais.



domingo, 27 de outubro de 2013

Concurso musical Shona

Aconteceu na Igreja que a minha família frequenta um concurso musical, no qual todos os corais das Igrejas Católicas de Harare se reuniram e cantaram hinos Shona. 

A alegria, a dança e o modo como eles cantam me chamam muita atenção. O coral começa a cantar e todos que estão em volta começam a gritar, fazer “barulho de índio”, dançar e dar risada.




sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Problema de energia

O Zimbabwe enfrenta um grande problema no abastecimento de energia. Todos os dias, tirando o sábado e domingo, a luz cai, e ficamos sem energia de 2 a 9 horas.
No começo era difícil pra mim. Não sabia o que fazer neste tempo e até pensei que iria atrapalhar muito a minha permanência no país. Mas foi só questão de me acostumar. Hoje, quando cai a luz, fico com a minha vela estudando inglês britânico e Shona.


terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rotary Club

O meu host club é o Rotary Club Hunyani, o clube mais velho e mais renomado do Distrito 9210. Suas reuniões acontecem no Rotary Centre (Casa da Amizade), na segunda-feira, às 17h30.

A reunião é muito diferente do que as reuniões em Marechal. Eles batem o sino, fazem um brinde ao Rotary International, e é o protocolo quem “comanda” a reunião, e não o presidente. Ao final da reunião um companheiro faz um brinde aos companheiros que têm aniversário e novamente ao RI. Os rotarianos são muito atenciosos e me ajudam no que eu peço aqui.

domingo, 20 de outubro de 2013

Missa Shona

Foi o meu maior choque cultural até o momento. Até então eu pensava que seria a comida, mas isso foi até eu ir à Missa Shona. Durante toda a missa, o povo canta, dança e ri. A única coisa ruim é que eu não entendo nada.
As mulheres usam uma roupa específica da Igreja e os homens usam uma faixa sobre a camisa.

sábado, 19 de outubro de 2013

Primeira “festa”

Fui a uma festa de formatura, e é muito diferente. Eles foram graduados primeiro, depois teve uma missa Shona, o almoço e daí a festa.


Durante a festa, as pessoas dançam e fazem homenagens para os formandos. O detalhe é que a festa é feita na casa de um dos formandos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rotaract Club

No meu segundo dia aqui no Zimbabwe, a presidente, Kim, de um dos Rotaract Clubs de Harare, veio me buscar para eu ir até a reunião deles.
Os Rotaract Clubs são por universidade aqui no Zimbabwe, e a reunião deles é muito diferente do que a do Rotaract Club Marechal Cândido Rondon. É uma reunião curta, na qual só a presidente fala, até a palavra livre.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Hesi Harare

Depois de 18 horas de viagem cheguei em Harare. Logo de chegada no Zimbabwe, pegaram minhas malas, abriram elas e retiraram tudo. Pensavam que eu estava contrabandeando Havainas, Guaraná, roupas e livros. Iriam apreender tudo, se eu não achasse o Taka (oficial de intercâmbio).
Quando estava no Brasil, pensava que a cidade era desenvolvida, quando cheguei vi que ela não era tão desenvolvida como eu imaginava. De acordo com o Wikipédia, Harare teria em torno de 1.500.000 habitantes, mas quando cheguei o Taka me falou que tinha cerca de 3.000.000 habitantes.
É uma cidade de forma desorganizada que é organizada, onde o povo respeita muito o trânsito. Aqui as ruas são mão inglesa, o que é muito estranho.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Tchau Rondon

O meu "tchau" já começou na segunda-feira com a minha despedida...
E continuou na terça...
Até que chegou a quarta-feira, 16 de outubro de 2013. 12 horas, em Foz do Iguaçu, a parte mais difícil da despedida, a família. O último abraço durante um ano.