quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resquícios dos tempos da inflação

Estava lendo um artigo escrito pelo Felipe Balotin, de Foz do Iguaçu, sobre a inflação no Zimbabwe durante o intercâmbio dele aqui no Zimbabwe há alguns anos. Na época o país vivia a maior inflação do mundo, que chegou aos exorbitantes 98% por dia em 2009. Ela destruiu a economia do país. No artigo, Felipe, que viveu aqui naquele tempo, relata o seguinte:

“Para quem ganha em moeda local a situação é muito difícil. Você recebe o salário no começo do mês e dali a alguns dias já não vale mais nada. Então é tudo muito pensado, muito premeditado", diz ele. Um exemplo: “assim que as pessoas recebem os salários, elas correm para fazer as compras para todo o mês, para tentar evitar a inflação. Se deixar para depois, provavelmente elas não terão dinheiro”. E no caso de produtos cujo consumo é diário, como o pão? “A saída é comprar o máximo possível de uma vez só e depois congelar”, relata. Isso, no caso de esses produtos serem encontrados nas lojas.

O dólar zimbabuano parou de ser usado no Zimbabwe.

Hoje, o dólar zimbabuano não se encontra em circulação pois foi suspenso oficialmente pelo governo do Zimbabwe devido à hiperinflação. São usadas várias moedas, principalmente o dólar americano.
Até ler esse artigo eu não entendia o porquê da minha família guardar tanta comida e congelar tantos pacotes de pães, carnes e outros alimentos que estragam mais rapidamente.
São os resquícios dos tempos de inflação. As pessoas mesmo depois de acabar a inflação, ainda continuam com o hábito de comprar todo o alimento necessário para o mês inteiro.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Página no Facebook

Quem quiser ver mais fotos dos locais por onde passei aqui na África, pode acessar e curtir minha página no Facebook: www.facebook.com/africazim

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Lion Park

Em Harare tem um parque, onde é possível fazer um mini safari. Você entra no parque de carro e faz o trajeto cercado por leões em uma parte do percurso e, em outra parte, por girafas, zebras, búfalos e macacos.


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Girafas

Quando se pensa em África logo vem à memória a vida selvagem do continente.Ela é abundante mesmo, inclusive nos grandes centros urbanos, como Harare, que tem 3 milhões de habitantes.
Tem um parque perto da minha casa. Certo dia eu estava caminhando numa avenida aqui perto e me deparei com as girafas. Elas ficam a cerca de 500 metros da avenida e quem passa consegue vê-las da rua. No mesmo parque também há zebras.

É o sincronismo entre a savana e a vida urbana.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Elefantes

Desde que cheguei à África só vi dois elefantes, no Mwonga Lodge, um parque que tem aqui em Harare.
No parque você fica bem perto dos elefantes e pode até andar com eles por 40 dólares.
Na visita, que fiz com colegas da escola, antes de sairmos para ir aos elefantes o guia falou que era pra ter cuidado com os animais e tentar não assustá-los. Quando estávamos todos lá com os elefantes, tiramos fotos, etc. Mas, em determinado momento um deles se assustou com algo e veio para cima de nós.
Foi algo assustador... aquele “bichinho” vindo para cima da gente. É quase impossível o coração não acelerar, mas a sorte é que os guias conseguiram acalmar o "animalzinho".

domingo, 19 de janeiro de 2014

Família Matambo

Minha primeira família na África é a Matambo. Na casa moramos eu, meus pais Xavier (50) e Ferida (41), minhas duas irmãs Beryl (18) e Chantelle (14) e a empregada. Além deles ainda tenho dois irmãos, Wendell (26) e Russell (22), que moram em Johannesburg, na África do Sul.

Na frente: eu, Wendell, Xavier, Ferida e Russell. Atrás: Chantelle e Beryl.
Meu pai é contador no ZIMRA (agência responsável pela coleta de impostos e outras fontes de receita para o governo) e será o próximo presidente do Rotary Club of Hynuani. Minha mãe é contadora no ZESA (empresa que gera, transmiti e distribui energia elétrica no Zimbabwe).

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Victoria Falls

No dia 19/12 fui para Victoria Falls, uma das 7 maravilhas do mundo. Victoria Falls é uma cidade pequena, com poucos habitantes, mas possui muito turistas. Ela está localizada na fronteira do Zimbabwe com a Zambia e a cerca de 60 km das fronteiras com a Namíbia e o Botswana.
É um verdadeiro paredão de água, onde você pode chegar muito perto das quedas, pois não há segurança alguma.


terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cidade do Cabo

Viajei com a minha família para Cape Town (Cidade do Cabo) no mês passado, para a formatura do meu irmão Russell Matambo na University of Cape Town.

Cape Point
Eu afirmo, com toda a certeza, que foi a cidade mais linda que eu já visitei na minha vida. É uma cidade com muitas montanhas e, sinceramente, é de se apaixonar por esse lugar.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Nelson "Madiba" Mandela

Nelson Rohlihla Mandela faleceu dia 5 de dezembro. Para aqueles dias eu tinha uma viagem programada com minha família para a África do Sul. Era uma viagem já programada, para a formatura de um dos meus irmãos, em Cape Town (Cidade do Cabo), no dia 13. No dia 10 de dezembro saímos de Harare em direção à Johannesburg, onde naquele dia estava acontecendo o maior velório dedicado a Mandela.