sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Um ano no Zimbabwe! "Felipe Balotin Pinto"

Amanhã será a escolha dos países do Distrito 4640 e como eu estou aqui no Zimbabwe, vou tentar fazer de tudo pra vocês olharem com um pouco mais de carinho para aquelas duas vagas. Eu faço parte do novo modelo de intercâmbio do Distrito 9210. Eles haviam parado com o programa por 5 anos. Meu chairman do D. 9210 é Robin Bottomley e ele faz de tudo para que a gente conheça o máximo do sul da África.

Zimbabwe é um país bom e lindo. As pessoas são muito amigáveis e te tratam muito bem. Sim, a gente pode comer com a mão, ficar sem luz durante um bom tempo, tomar banho de balde quando falta água, mas isso é cultura, é algo novo, uma experiência que você poderia nunca em sua vida.


Eu sou o segundo estudante do D. 4640 que vem ao Zimbabwe. Em 2008, Felipe Balotin Pinto, de Foz do Iguaçu, veio para cá, passar o melhor ano da vida dele. E ele foi uma das pessoas que me incentivou a vir ao Zimbabwe. Abaixo o depoimento dele sobre a sua experiência aqui:

Ola Jovens. Meninos, meninas, seres de todos os tipos sentados em suas cadeiras, olhando para os 'grandes rotarianos' no palco. Voces que esperam ansiosamento a selecao de paises comecar. Saber qual sera o pais do 'inteligente' primeiro colocado. Esperando como louco chegar a sua vez pra decidir o lugar que voce vai. Lugar que voce espera que mude sua vida. E eu garanto: Mudara!

Eu sou Felipe, de Foz do Iguacu(lugar mais interessante do Distrito 4640, concondaras comigo). Sou intercambiario do Rotary, passei meu ano no Zimbabwe, Africa. (Aquele lugar que tem duas vagas, mas que provavelmente ninguem pensou em escolher quando viu. Nome o qual pode ate ter trazido umas ideias como: Zim o que? Onde e isso? Que eu vou fazer la, morar no meio do mato com elefantes e leoes?) Enfim, continuando...

Eu sei exatamente como todos se sentem: o nervosismo de fazer a prova, a espera para resultados e aquela mistura de sensacoes da escolha de paises... Uma coisa eu digo: Tudo isso e bom. Mas nada comparado com o ano que passaras.

So quero comentar sobre o lugar que voce vai passar. Recebi a lista dos paises de escolha deste ano, e vi como minha visao de paises - e mundo - esta completamente diferente. Quando voces, ou nos, vamos escolher os paises sempre sabemos que os 'melhores' paises sairao logo no comeco, e para os que nao se qualificaram tao bem sobrara o resto. Sobre isso eu tenho duas afirmacoes: Nenhum lugar eh resto porque resto normalmente nao eh tao bom. De verdade, todo lugar e perfeito! E os 'melhores' lugares nem sao tao bons assim.. Vou explicar.

Eu passei em 46o lugar, descobri na reuniao, sentado ansioso esperando escolher meu lugar, que nem deveria estar la. De qualquer forma, eu 'sobrei' com o resto do resto, como voces podem imaginar. Pensei em escolher Mexico e fazer a prova novamente um ano depois. Mas Zimbabwe e a ideia de Africa sempre me apeteceu muito. Foi o que eu escolhi, fiz toda minha papelada(bem chata, mas faz parte), pesquisei sobre o pais e decidi: Sim, eu vou para Africa!

E em lugares como este voce tem um ano realmente diferente. Pra mim esta e a ideia de intercambio, passar um ano que eu nao teria no Brasil, que seja uma experiencia unica em todos os sentidos. Ai que os 'melhores' paises perdem muito. Voce encontrara melhores padroes de vida, mas que com sorte teremos no Brasil em alguns anos. Olhando para a lista de paises eu percebo como a minha colocacao, em 46o, foi a melhor. Com certeza adoraria a vida na Europa, mas nao aprenderia tanto quanto aprendi aqui.

Muitos nao aguentariam uma vida muito diferente, desistiriam no meio do caminho. Mas a cada semana que passa, a cada dia, eu percebo como meu ano foi rico - em um pais que nao e tao rico assim. Se alguem na Europa ou nos Estados Unidos viveu mais coisas que eu, tiro meu chapeu. (Mesmo nao gostando de comparacoes, e dificil nao faze-las.)

Independente do pais escolhido voce tera um ano maravilhoso. Que te ensinaras muito mais que seu ano no Brasil - mesmo ficando pra tras na escola ou perdendo algumas festas com amigos. Voce vera que a vida e uma festa. E que seu ano sera inesquecivel, de todas as maneiras que voce pode imaginar. (E algumas voce nao consegue imaginar ainda.) Tudo que digo pode soar como cliche que todo intercambiario diz, mas nos nos entendemos - entenderemos. Sera um ano que mudara sua visao de tudo: O que voce pensa da sua casa, do seu pais, do mundo! Para os pais: Seu filho voltara sendo o mesmo Joao ou Maria. (Mas mesmo as celulas dentro de seus ossos serao diferente. E principalmente aquelas que controlam a memoria e o coracao.)

"Voltar de um intercambio e como acordar de um sonho longo e encontrar tudo como na hora em que voce dormiu; a nao ser por sua cabeca e coracao recheados de lembrancas inesqueciveis." Nao fui eu quem escrevi isso, mas a pouco mais de um mes para a volta e assim que me sinto. Logo estarei em casa, que sera diferente, claro - amigos mudados, alguns se mudando. Novas modas e estilos. Novo campeao do Brasileirao. Mas nada tao diferente - ou fofocas tao boas - que tomara mais de um mes para atualizar. A dificuldade sera deixar para tras aquele pais. Que sera seu. Que se tornara sua segunda casa no mundo.

Fico por aqui, tenho que me juntar a minha familia para o jantar e comer meu sadza com as maos. Minha intencao nao e mudar seu pais de escolha, mas fazer voce pensar. Por 5 minutos - talvez um seja suficiente - sobre o que voce espera e quer do seu intercambio. O que voce deseja ganhar com ele. Porque uma coisa e certa: Voce nunca sera o mesmo. Em menos de 2 anos voce concordara com tudo que eu disse.

Que faca uma boa escolha. Eu voltarei no comeco do ano, ficarei mais do que feliz em ajudar qualquer um com qualquer coisa que precise.

Ndichakuona mangwana, shamwari.
Felipe Balotin Pinto,
1o de Dezembro
Harare, Zimbabwe.

2 comentários:

  1. Concordo e assino em baixo. Zim lover de carterinha que sou, me sinto um pouco irmã de todos que viveram uma experiência parecida com a minha no Zim, e do Fe nem se fala.

    A África é sensacional e o tempo que passamos nunca vai ser suficiente para conhecermos a real África. Madiba faleceu ontem, e a sensação e de perder alguém da família e ao mesmo tempo alguém do mundo!!! É assim que agnt se sente por lá...BEM zimbabwean!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu primeiro post lido, gostei muito de cada fala. Senti que foi expressada com o coração e isso é lindo! Parabéns pela experiencia!!!

    ResponderExcluir